19/10/2014
Auto Estima, o segredo dos vencedores

Este sentimento é de máxima importância para que haja realização e êxito em nossas vidas, pode ser definido como a visão que temos a respeito de nós mesmos, e de nossa relação com o mundo a nossa volta. Melhor dizendo é a nossa auto imagem, o valor que damos a nós mesmos,e o principal arquétipo é o si mesmo ou self.

Essa consciência de si mesmo é uma atividade psíquica pela qual o sujeito nutre o sentimento de ser ou de existir como um individuo total e singular.

A constituição da auto estima se dá através do processo natural de desenvolvimento emocional e formação do eu que todos nos vivenciamos a partir dos nossos principais referenciais de vida, somada a outras experiências diversas sejam estas positivas ou/e negativas.

O famoso psiquiatra Carl Jung, dizia que pessoas com baixa auto-estima, tem mais dificuldade em acreditar na inteligência intuitiva em função de uma desconfiança em relação a tudo o que venha de seu interior. O conhecimento intuitivo é muito importante, pois cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior.

A intuição é nossa grande aliada para estarmos em sintonia com tudo que esta à nossa volta, e estarmos no lugar certo na hora certa,com a pessoa ou situação certa. É o nosso GPS interior.

Uma ótima auto estima nos possibilita uma ótima auto confiança,que nada mais é do que acreditar no próprio taco, nas próprias capacidades,qualidades, virtudes etc.

São necessárias entre outras, 3 principais qualidades emocionais para se atingir a auto confiança :

  • 1 auto consciência, que é o conhecimento de quem realmente somos, além dos personagens que interpretamos, da nossa essência divina, que é o que é realmente importante em nossa vida.
  • 2-auto aceitação -Aceitar e acolher o ser complexo que somos, com toda sua luz mas também com toda sua sombra.
  • 3- liberdade – Muito importante que é a capacidade de escolher o que é melhor para nosso crescimento, sem depender da aprovação dos outros.

A BAIXA AUTO ESTIMA é a vilã em nossas vidas. Impede que realmente vivamos bem e exercitemos nosso poder pessoal, nos torna pessoas inseguras, medrosas, envergonhadas, culpadas e muitas vezes nos leva a não nos sentirmos merecedores de todas as coisas boas que o universo nos oferece.

Lembre-se portanto ,quando este fantasma da baixa auto estima aparecer, jogue fora todo este lixo emocional, este negativismo em pensamentos e palavras, medos, angustias, inferioridade etc, e principalmente pare de sentir pena de si mesmo, só você pode recriar seu destino e modifica-lo para melhor todos os dias.

Resgate seu amor próprio, positivismo, alegria, entusiasmo, reinvente-se ,recrie-se a cada dia e nunca se esqueça que ser feliz é uma escolha.


Retornar para Artigos e Notícias